outubro 27 2015

Amazônia!

 

As árvores da Floresta Amazônica, apesar de produzirem uma grande quantidade de oxigênio na fotossíntese, também respiram e acabam consumindo todo (ou quase todo) este gás durante o processo de respiração aeróbica. No final o resultado da relação produção de O2 (na fotossíntese) / consumo de O2 (na respiração aeróbica) tende ao empate, não há “sobra” de oxigênio.

O verdadeiro “pulmão” do mundo é o conjunto das algas marinhas nos oceanos, que joga na atmosfera cerca de 55% de todo o oxigênio produzido no planeta.

MAIS AQUI!

Category: ESTUDOS | LEAVE A COMMENT
outubro 23 2015

Bombas atômicas perdidas no fundo do mar?

bombas

Há muito mistério sobre o assunto, mas é provável que sim. Um dos únicos estudos disponíveis sobre o tema foi realizado pela organização ambientalista Greenpeace, em 1989. Baseados em reportagens e em documentos sigilosos do Exército americano, os pesquisadores chegaram a uma conta alarmante: existem nada menos que 60 ogivas nucleares abandonadas no fundo dos oceanos! “De 1989 para cá, não há notícias de novas armas perdidas, mas ainda se sabe muito pouco sobre os segredos dos programas nucleares dos Estados Unidos, Rússia, França, China e Reino Unido”, diz o cientista político Joshua Handler, especialista em armas nucleares da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, e responsável pela pesquisa do Greenpeace.

MAIS AQUI!

Category: ESTUDOS | LEAVE A COMMENT
outubro 23 2015

Maior El- niño já registrado na história

E é provável a relação com o aquecimento global. Segundo informações retiradas do site de monitoramento APOLO 11, Algumas imagens comparativas mostram as diferenças entre o El-niño de 97 (até então mais forte já registrado), 2015 já entra pra história como o ano mais quente, agora a situação pode ficar pior no Nordeste/Norte Oriental do Brasil com as grandes estiagens e mais calamitosa na chuvosa região Sul. As medições mostram que o aquecimento da superfície das águas do Oceano Pacífico Central e Oriental eleva o nível médio da superfície local, já que o calor, em física, faz objetos expandirem e o frio contrai. A imagem abaixo mostra os padrões registrados e suas anomalias.

MAIS AQUI!

Category: ESTUDOS | LEAVE A COMMENT
outubro 22 2015

Especial Lixo!

lixo-mental“(…)De longe, a versão predominante da ecologia é a da ecologia do medo – medo da catástrofe, humana ou natural, que pode perturbar profundamente ou mesmo destruir a civilização humana. Essa ecologia do medo tem todas as oportunidades de se converter na forma ideológica predominante do capitalismo global, um novo ópio das massas que sucede o da religião. Assume a função fundamental da religião, aquela de impor uma autoridade inquestionável que estabelece todo limite.Apesar de os ecologistas exigirem permanentemente que mudemos radicalmente nossa forma de vida, é precisamente isso que subjaz a essa exigência no seu oposto, isto é, uma profunda desconfiança em relação à mudança, em relação ao desenvolvimento, em relação ao progresso: cada transformação radical pode conter a consequência inestimada de detonar uma catástrofe. É exatamente essa desconfiança que converte a ecologia em um candidato ideal para tomar o lugar de uma ideologia hegemônica, pois faz eco da desconfiança em relação aos grandes atos coletivos.(…)”

MAIS AQUI!

Um dos resultados do consumismo desenfreado é a geração excessiva de resíduos descartáveis, em outras palavras, o LIXO, que pode ser de origem gasosa, sólida ou líquida. Depositados em terrenos destinados a recebê-los ou simplesmente largados na rua, causam enorme impacto à natureza.

É o que vem ocorrendo nos Oceanos, com as Ilhas de Plástico que aumentam a cada dia. Por ser tão barato, popular e descartável, o plástico torna-se o elemento mais volumoso em nossa rotina cotidiana, e consequentemente também em ruas, aterros, lixões, rios e oceanos.

CONTINUE LENDO AQUI!

saiba mais sobre o lixo aqui:
http://www.centrodeensinounificado.com.br/wordpress/?p=1106
http://www.centrodeensinounificado.com.br/wordpress/?p=1244
http://webholic.com.br/25-infograficos-indispensaveis-para-entender-o-lixo-eletronico/

Category: ESTUDOS | LEAVE A COMMENT
outubro 20 2015

As Crateras na Sibéria!

 

 

A descoberta de diversas crateras gigantes na Sibéria atraiu nos últimos meses interesse mundial, lançando especulações que iam desde meteoritos até aliens. E agora, os cientistas descobriram ainda mais delas.

Em julho de 2014, pastores de renas descobriram uma cratera de 80 metros de largura em Yamal, península do norte da Rússia. Mais tarde, naquele mês, mais duas crateras foram descobertas no distrito de Tazovsky e Taymyr, respectivamente.

MAIS AQUI!

Category: ESTUDOS | LEAVE A COMMENT
outubro 20 2015

40 incríveis fotos do passado!

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, mas no caso de fotos históricas, elas podem valer ainda mais. Essas imagens contam histórias que nos ajudam a testemunhar o passado muito de modo muito mais fácil  do que com textos.

Será que as guerras, a pobreza, a luta pela liberdade e pequenos milagres do passado trazem lições que podemos usar hoje?

MAIS AQUI!

Category: ESTUDOS | LEAVE A COMMENT
outubro 20 2015

35 ilusões de óptica!

Ao longo de milhões de anos, nossas mentes evoluíram táticas e mecanismos surpreendentes para entendermos e moldarmos o mundo ao nosso redor. No entanto, algumas partes de nossas mentes altamente evoluídas não são perfeitas, e isso se torna evidente através de ilusões de óptica insanas. Confira:

VEJA MAIS AQUI!

Category: ESTUDOS | LEAVE A COMMENT