LOGO Blog Facebook Twitter

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS [EJA A DISTÂNCIA - GUIA DO ALUNO]

Este é o seu guia de ensino a distância e nele você encontrará informações que irão orientá-lo ao longo do curso quanto ao seu aprendizado.

A educação de ensino a distância vem contribuir através de uma forma de ensino que visa a busca da reinserção daqueles que por diversos motivos ficaram de fora do processo educacional. A flexibilidade de estudo requer também ao mesmo tempo compromisso com o cronograma desenvolvido nesse guia, portanto, acima de tudo, podemos dizer que com autonomia e disciplina o ensino a distância será de significativa utilidade para você.

Leia com atenção todos os itens deste manual. Lembre-se que ele é a sua porta de entrada na escola. Qualquer dúvida entre em contato com a Coordenação do Curso.

1. Ingresso

Para ter o ingresso aceito pela nossa instituição é preciso ter 18 anos e apresentar documentação referente à escolaridade para o curso desejado.

2. Estudo a distância

No ensino a distância o aluno organiza o seu tempo de estudo de acordo com a proposta de estudos aprovada pelo Conselho Estadual de Educação.  A metodologia aplicada nesse curso exige disciplina, mesmo sendo um curso a distância. Para isso o ideal é estabelecer uma carga horária de 2 horas diárias de estudo a distância, usando os recursos disponíveis na plataforma desenvolvida pela escola. Nessa forma de ensino você irá alternar os momentos a distância e presencias garantindo, assim, um aprendizado de qualidade.

3. Plataforma de ensino

Através do sistema Claroline você terá recursos disponíveis como simulados e materiais de apoio. A escola disponibilizará uma senha com login que auxiliará no acesso.  

4. Avaliação

A avaliação é um processo cumulativo e fundamental para avaliar se o aluno tem condições de avançar em seus estudos. Neste processo você estará sendo avaliado pelos trabalhos e provas que prestará ao longo do curso sendo imprescindível que você cumpra o percentual quanto à frequência de 100% nos momentos presenciais em cada componente curricular.  

Na verificação do rendimento escolar os aspectos de qualidade preponderam sobre os de quantidade. Os resultados da avaliação dos alunos são expressos em notas na escala de zero a dez. Os resultados das provas presenciais obrigatórios prevalecem sobre os demais resultados obtidos em quaisquer outras formas de avaliação à distância. Considera-se aprovado o aluno que, ao final de cada componente curricular, atingir nota igual ou superior a 5 (cinco), resultante da média aritmética das suas avaliações semanais. Essas avaliações devem incluir interação, estudo a distância e provas avaliativas. Os resultados das avaliações são comunicados através de Atas.

5. Estudos de recuperação

A recuperação permite ao aluno superar deficiências constatadas no seu rendimento, quando não estão sendo atingidos os requisitos de cada componente curricular.

Os estudos de recuperação são oferecidos obrigatoriamente aos alunos de baixo rendimento escolar, paralelamente aos seus estudos.

6. Deslocamento

O seu deslocamento será por conta própria do mesmo e a utilização dos laboratórios será disponibilizado na própria escola.

7. Comunicação

A escola disponibilizará a você recursos que auxiliarão no seu aprendizado, e para isso contamos com vídeo aulas e livros didáticos. Os meios de comunicação serão feitos através do sistema Claroline  telefone, e-mail . 

8. Equipamentos de informática

Para ter acesso à plataforma da escola você precisará de computadores que tenham capacidade e suporte. Caso não possua computador, a escola disponibilizará o laboratório de informática.

9. Interação

Nos momentos a distância é imprescindível a interação professor aluno, processo que será realizado através do chat, e-mail e do sistema claroline.

10. Interrupções de estudos

Caso você queira interromper os seus estudos a escola cumprirá o disposto no contrato a assegurar o seu retorno dentro da organização da mesma.

11. Ferramentas síncronas 

A escola disponibilizará sua equipe de profissionais para garantir a interação em tempo real e os horários serão agendados de acordo com a necessidade apresentada pelo aluno. Essa interação será realizada através do telefone e fax e sistema Claroline.

12. Ferramentas assíncronas

A escola disponibilizará o sistema claroline para viabilizar a realização de fóruns de discussão e o envio de e-mail.

Para o topo da página!